The Evolution of Desire – David Buss

Por Vitor Grando
vitor.grnd@gmail.com
VitorGrando.wordpress.com

Terminado o primeiro livro de 2016: The Evolution of Desire do psicólogo evolucionista David Buss.

Buss é um dos entrevistados na famosa série documental norueguesa Lavagem Cerebral, cujo episódio Paradoxo da Igualdade se tornou especialmente popular e lançou uma bomba nos progressistas noruegueses e suas teses social-construtivistas, segundo os quais a mente humana é uma construção social. Nascemos como uma tábula rasa e é a cultura que impõe sobre nós aquilo que viremos a ser. Isso, por óbvio, incluiria nossos conceitos de homem e mulher. Ninguém nasce homem ou mulher, dizem os ideólogos de gênero.

The Evolution of DesireA psicologia evolutiva é a disciplina da psicologia que busca entender a mente humana através do processo evolutivo que a formou. Se admitirmos que somos frutos de um longo processo evolutivo, é de se esperar que as pressões da seleção natural tenham inculcado em nossas mentes certas predisposições naturais que funcionam como limites biológicos impostos à influência cultural. A psicologia evolutiva não diz que é tudo biológico. Apenas lembra aos social-construtivistas que nós também somos seres biológicos e, portanto, não podemos ignorar a biologia.

Considerado isso, analisando-se as pressões seletivas exercidas sobre a evolução do homem e da mulher percebe-se que tais pressões foram completamente distintas. Isso – e aqui choram os progressistas – criou gêneros fundamentalmente diferentes. Homem é homem, mulher é mulher, já dizia o sábio Falcão.

Por exemplo, homem se atrai principalmente pela beleza física e juventude da fêmea; já a mulher se atrai por aquelas características típicas do homem capaz de prover a ela e sua prole consideráveis recursos. Por que isso? Porque são justamente essas as características que indicam maior potencial reprodutivo do parceiro.

A beleza física indica boa qualidade genética e a juventude indica o potencial reprodutivo da fêmea, daí a atração masculina por essas características. Já a posse de recursos materiais e, em especial, daquelas características que indicam potencial acúmulo de recursos: ambição, segurança, proatividade, confiança, liderança, etc., são as características desejadas pelas mulheres em seus parceiros, porque tais características indicavam ao longo do processo evolutivo quem melhor poderia garantir o futuro de sua prole. A beleza, diz Buss, pode até estar nos olhos de quem vê, mas esses olhos e as mentes por trás desses olhos foram construídos por milhões de anos de processo evolutivo.

O interessante nisso tudo é que você não necessariamente precisa acreditar no processo evolutivo para fazer uso da psicologia evolutiva contra os progressistas. O que importa é que eles, em sua esmagadoria maioria, acreditam que o ser humano é fruto desse processo e tudo que precisamos fazer é força-los a encarar as implicações de suas próprias crenças acusando assim o seu caráter dogmático, fanático e anticientífico. Críticas essas atribuídas quase que exclusivamente a nós religiosos.

Você tem duas hipóteses sobre a formação da natureza humana. Ou (1) Deus nos criou tal e qual nós somos ou (2) fomos formados ao longo de milhões de anos de pressões seletivas. De ambas as formas, estamos obrigados a admitir que a Natureza (ou Deus) impôs limites às influências culturais sobre nós.

Se você quiser entender porque homens agem como homens e porque mulheres agem como mulheres e porque cada um dos gêneros tem estratégias de acasalamento diferentes e visões sobre a sexualidade completamente diferente, The Evolution of Desire é um excelente começo

Anúncios

Tags:, ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: